Após eu, Gabriel Laureno Jucá, criador do streaming Raiz Filmes, pesquisar filmes universitários de alunos da minha universidade onde me graduei em Cinema e Audiovisual, não encontrei quase nenhum material disponível e os encontrados possuíam baixíssima qualidade de imagem e áudio. A partir dessa dificuldade em encontrar filmes que pudessem servir de referência para minha pesquisa e produção própria, comecei a refletir que, se é possível acessar lugares virtuais específicos onde pode-se assistir filmes “blockbusters” ou mesmo filmes “do circuito independente” do mundo todo, por que não existe um lugar reservado à difusão da produção cinematográfica universitária ou de formação do meu país?
O streaming Raiz Filmes é um serviço de streaming exclusivamente dedicado a filmes universitários e produções de realizadores em processo de formação visando a promoção de talentos ainda enquanto estudantes.
A proposta da Raiz Filmes é diferente pois foca em um público com pouco prestígio na indústria cinematográfica e que não é valorizado e enaltecido como deveria. A nossa proposta é iluminar essa categoria de realizadores estudantes, mostrando que existe uma produção pujante e de qualidade sendo feita todos os semestres no Brasil inteiro por pessoas que ainda são desconhecidas do grande público.
O streaming de filmes de formação Raiz Filmes se propõe a exibir a produção de pessoas que são estudantes e aprendizes, fomentando a cultura nacional e apoiando uma categoria de cineastas ignorada pelos grandes serviços de streaming. Com um espaço de difusão de filmes de formação, cria-se um espaço perfeito para a troca de conhecimento entre estudantes, docentes e público em geral, gerando um movimento que fortalece as produções audiovisuais brasileiras de forma orgânica e sustentável em um ecossistema em que todos os atores são beneficiados.
A sociedade está sendo privada de conhecer os cineastas em seus momentos embrionários das suas primeiras produções. O streaming de filmes de formação é mais que um streaming, é um ato político de revelação, empoderamento, apoio e propagação do rico material produzido em nosso país nas universidades e escolas de todos os estados.
As pessoas precisam conhecer os seus criativos em seus momentos de vulnerabilidade positiva e não só em momentos de prestígio e reconhecimento. É necessário documentar e visualizar o crescimento na jornada dos realizadores em ascensão. Com a distribuição em streaming dos filmes de formação, os realizadores têm a oportunidade de ampliar o alcance de seus filmes, atingindo mais pessoas, e permitindo a criação de oportunidades de novos trabalhos e parcerias em uma grande progressão dentro do ciclo de produções cinematográficas, inserindo realizadores no mercado de trabalho e aquecendo o mercado em geral.